Coronavírus:

saiba o que é, como tratar e se prevenir

Como o aumento de casos suspeitos no País, a CAMPERJ vem alertar seus beneficiários acerca das principais recomendações e medidas preventivas a serem seguidas. Saiba mais sobre os sintomas, tratamento e caminhos para prevenção:


Os coronavírus são uma grande família de vírus. Muitos deles infectam animais, mas alguns coronavírus de animais podem evoluir (mudar) para um novo coronavírus humano que pode se espalhar de pessoa para pessoa. As doenças causadas por coronavírus em pessoas geralmente causam leve a moderada doença, como o resfriado comum. Alguns, como os vírus SARS ou MERS, causar infecções graves como pneumonia.

Os coronavírus são vírus que circulam entre os animais, mas alguns deles também são conhecidos por afetar os seres humanos. Depois de infectarem os animais, eles podem ser transmitidos aos seres humanos. Sabe-se que uma grande variedade de animais é a fonte de coronavírus. Por exemplo, o coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) originou-se de camelos e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) originou-se em gatos da raça civeta.

A COVID-19 pode transmitir-se por:

• Gotas produzidas através da tosse e espirros
• Contato pessoal próximo, como cuidar de uma pessoa infectada
• Tocar em um objeto ou superfície com o vírus, depois tocar sua boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos

Os sintomas incluem:

• Febre
• Tosse
• Pneumonia em ambos os pulmões
• Dificuldade para respirar

Se você apresenta algum destes sintomas, você deve procurar atendimento médico imediatamente. Antes de ir ao consultório ou à emergência, ligue com antecedência e fale sobre seus sintomas e suas viagens recentes.

Ainda estamos aprendendo sobre como o COVID-2019 afeta pessoas, idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Não, atualmente não existe vacina para proteger contra o COVID-19.

Não, a vacina da gripe não protege contra o COVID-19.

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O COVID-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam.

Não existe tratamento específico para doenças causadas pelo novo coronavírus. No entanto, muitos dos sintomas pode ser tratado. O tratamento é baseado na condição do paciente.

O Ministério da Saúde monitora regularmente vários países por apresentarem transmissão do coronavírus. Para evitar a proliferação do vírus, se a pessoa esteve em algum dos países monitorados pelo Ministério da Saúde, nos últimos 14 dias, e apresenta sintomas como tosse, febre ou falta de ar, procurar imediatamente atendimento médico.

- Evite viajar para área com transmissão, se for de extrema necessidade, procure orientação de um profissional de saúde.

- Se estiver com febre ou tosse, não viaje.

Verifique a lista dos países monitorados pelo Brasil

As informações atuais indicam que os sintomas podem se apresentar até 14 dias após a exposição ao COVID-19.

• Fique em casa quando estiver doente.
• Higienizar regularmente as mãos com álcool em gel ou água e sabão, antes de comer, depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Limite o contato próximo, como beijar e compartilhar xícaras ou utensílios, com pessoas doentes.
• Cobrir o nariz e a boca antes de tossir ou espirrar, com lenço descartável ou com o antebraço.

Agora que você já tem as principais informações sobre o coronavírus, fique atento e previna-se.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco utilizando nossos Canais de Comunicação:

CAMPERJ - CAIXA DE ASSISTÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Rua do Ouvidor, 60 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - Cep: 20040-030

© 2020 CAMPERJ - Todos os direitos reservados.