• Rua do Ouvidor, 60 - 6º andar - Centro
  • De segunda a sexta-feira das 9h às 17h30
  • Telefone da Central de Atendimento
    Telefones:

    (21) 2224-9688 | 0800 580 2428

  • Telefone do CTICOR
    CTICOR:

    0800 940-0911

  • GUIA MÉDICO
MPRJ e CAMPERJ realizam palestra sobre Saúde Mental com o ex-nadador e medalhista olímpico Thiago Pereira

MPRJ e CAMPERJ realizam palestra sobre Saúde Mental com o ex-nadador e medalhista olímpico Thiago Pereira

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com a CAMPERJ e o programa Mente Sã, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Administração (SUBADM/MPRJ) e da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), realizou, na manhã de quarta-feira (13/03), palestra sobre Saúde Mental com o medalhista olímpico Thiago Pereira e o psiquiatra Ervin Cotrik. O evento, realizado das 10h às 12h30 no auditório do edifício-sede do MPRJ, foi uma iniciativa do projeto “Saúde Mental no MPRJ”, que visa a promover a desmistificação dos transtornos mentais através da psicoeducação.

O subprocurador-geral de Justiça de Administração e presidente da CAMPERJ, Eduardo Lima Neto, abriu o evento apresentando o Dr. Ervin Cotrik e os dados do projeto “Saúde Mental no MPRJ”, realizado junto à CAMPERJ e veiculado nas redes sociais do MPRJ desde outubro. “A psicoeducação nos faz estar atentos, alertas, e esse é um dos pilares do nosso trabalho. Existe ainda um grande preconceito no entorno dessas questões, uma falta de coragem para enfrentá-las. Então, a desmistificação do transtorno mental é necessária para podermos falar disso com naturalidade, porque a mente, o cérebro, adoecem como qualquer outra parte do corpo”, afirmou Eduardo Lima Neto.

Antes de Thiago e Ervin iniciarem a palestra, o procurador-geral de Justiça do MPRJ, Luciano Mattos, explicou a importância da atuação do MPRJ no tema. “É um tema que preocupa e deve ser agenda prioritária do Ministério Público. Esse assunto foi levado por mim a uma reunião do Conselho Nacional dos Procuradores de Justiça (CNPG), em 2021. Ali, com a concordância de outros procuradores-gerais de Justiça, o tema foi destacado como prioridade. A partir daí, fomos desenvolvendo o trabalho nessa área até surgir o projeto ‘Saúde Mental no MPRJ’”, contou Luciano Mattos.

A palestra em conjunto entre Ervin e Thiago iniciou-se com a apresentação de alguns dados sobre o panorama brasileiro na temática da saúde mental e seguiu com explicação sobre como identificar sinais e características de alguns transtornos. O ex-nadador Thiago Pereira, por outro lado, falou sobre os desafios enfrentados na carreira e deu seu relato pessoal sobre como o acompanhamento com um profissional de saúde mental foi fundamental para que superasse o transtorno de ansiedade decorrente da alta pressão psicológica do esporte de alto rendimento. “No começo, eu achava que me preocupar com isso era besteira. Em 2011, eu quis parar de nadar. Conversei com meu médico e ele pediu que eu fizesse acompanhamento com um psicólogo. Foi aí que descobri a importância da nossa mente no dia a dia “, contou o recordista de medalhas panamericanas e medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Além de Thiago Pereira, Ervin Cotrik, Luciano Mattos e Eduardo Lima Neto, participaram do evento, como integrantes da mesa de abertura, a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), procuradora de Justiça Patrícia Carvão; o promotor de Justiça e vice-diretor do IERBB, Alexandre Couto Joppert; a procuradora de Justiça e coordenadora do CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ, Carla Araújo; e a médica Maria Eugênia de Mattos, integrante do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ).

Por MPRJ